O Campeonato Brasileiro de Parapente de 2021

O Campeonato Brasileiro de Parapente de 2021

janeiro 17, 2022 Off Por freeflighttv

O Campeonato Brasileiro de Parapente de 2021 foi um dos mais marcantes e competitivos, com muitos pilotos de alto nível, inclusive alguns que iriam participar do mundial da Argentina. Os já experientes e os novos nomes brasileiros brigando de igual pra igual, com um show de técnica e estratégia e uma final eletrizante e apertadíssima, instante a instante, entre Rafael Barros e Rafael Saladini.

Maurício Grumari, China e Clayton Rezende realizaram uma live com os dois Rafa´s para bater um papo sobre tudo o que rolou no campeonato. Confira um trechinho dessa entrevista:

Clayton Rezende: Quando vocês perceberam a “virada de chave” que vocês poderiam realmente ser campeões?

Rafael Barros: Eu já saí de (Governador) Valadares para Baixo Guadu para realmente ser campão. Quando eu saí de lá eu já comecei a pensar em algumas estratégias, da forma que eu ia voar e eu sabia que eu precisava voar de forma diferente em relação à agressividade… eu gosto muito de voar na frente e as vezes não compensa tanto em determinadas horas.

No primeiro dia de prova eu voei muito bem, meu parapente estava muito difícil, muito agressivo. Eu não sou piloto de tomar colapsos e eu tomei vários colapsos. Até a chegada do gol eu estava em terceiro mas poderia ter chegado em segundo… tomei uma assimétrica muito grande, precisei sair no fly back e perder algumas posições, mas graças a Deus deu tudo certo. A partir daquela prova, que foi uma nota bem alta, eu já pulei lá pra cima e percebi que daria pra brigar pelo título. O Gilmar (Couto) atrasou um pouco naquela prova.  Eu estava focado nele, nem estava focado tanto no Saladini naquele momento, porque o Gilmar chegou como líder naquela etapa e estava muito à nossa frente.

Rafael Saladini: No meu caso, de acordo com as teorias das probabilidades, depois de ter ganhado três brasileiros seguidos, eu achava muito difícil conseguir ganhar o quarto campeonato. Eu fui basicamente para defender meu título mas sabendo que existiam pelo menos umas quatro ou cinco pessoas pensando igual a mim, querendo ganhar… eu fui basicamente para ver o que ia acontece, sem expectativa nenhuma…

Eu acho que só consegui vislumbrar mesmo que eu poderia ganhar a competição novamente, foi quando a briga só ficou entre eu e o Rafa (Barros)… confesso que eu estava muito descrente até a última prova, porque o Rafa estava voando muito mais focado do que eu.

COnfira a entrevista na integra pelo canal da Freeflight.tv

Assista aos três episódios especiais sobre o campeonato Brasileiro de Parapente 2021