Panamericano de Parapente – Prova 5

Panamericano de Parapente – Prova 5

abril 14, 2022 Off Por freeflighttv

A organização montou a maior prova da competição, até agora, nessa quarta-feira. Com uma previsão muito boa das condições meteorológicas, foi montada uma prova de 103Km.

Apesar da previsão dizer que teria um vento de norte, a primeira perna que ia pra sudeste foi a mais lenta da prova. Os dois primeiros pilões tinham 65Km e 40Km de raio, o que possibilitou os pilotos a escolherem caminhos bem diferentes, transformando prova em vários pequenos pelotões.

Alexandre Dio e Washington Peruchi lideraram o primeiro pelotão após baterem o primeiro pilão, seguidos de Violeta Jimenez, Maycon de Souza e Nick Greece, que seguiam em um rítmico mais consistente na segunda perna ruma a norte.

Decolagens

Marcella Uchoa conseguiu encostar no pelotão e foi uma das primeiras a bater o segundo pilão, somente atrás do piloto chileno Cristobal Orezzoli. A partir desse ponto os pilotos da frente se dividiram em três pelotões: um maior mais a esquerda da otimizada sendo puxado pelos norte-americanos Chris Coté e Nick Greece, e os brasileiros Gilberto Raposo e Lucas Ribas. Um pelotão mais próximo da otimizada com Rafael Saladini, Túlio Subirá, Cody Mittanck e Isabela Sales e um pelotão bem em cima da otimizada com Caio Buzzarello, Rafael Barros e Gilmar Couto.

Quase no final da terceira perna, Luiz Cezar Dias aparece entre os pelotões e acaba ganhando uma boa vantagem na frente, mas acabou chegando bem mais baixo para bater o terceiro pilão e teve que se sustentar no modo de sobrevivência para não pregar. Enquanto isso os três pelotões acabaram se juntando para rumar para o quarto pilão.

Lucas Ribas

O destaque da penúltima perna fica para Moisés Sodre, Sergio Sampaio e Lucas Ribas, que chegaram a ganhar uma boa vantagem em relação ao grande pelotão que se formou e conseguiram bons pontos de liderança. Mas ao baterem o último pilão, a condição pareceu ter desligado e os pilotos rapidamente se dividiram para buscar alguma térmica para poder ganhar um fôlego e o pelotão que vinha atrás logo alcançou e deixou a reta final em aberto.

Galen Kirkpatrick acabou se destacando no início dessa última perna, chegando a liderar a prova por um tempo, mas logo Marcella Uchoa, Rafael Saladini, Rafael Barros, Gilberto Raposo e Caio Buzzarello alcançaram a norte-americana e começaram a travar uma reta final emocionante.

Um pouco mais ao norte apareceu também, Gilmar Couto, Lucas Ribas e Chris Coté, basicamente com a mesma distância pro gol e a mesma altitude do pelotão principal. A condição não estava das melhores então mesmo com 400 metros do solo e faltando um pouco mais de 5km para o End of Speed, o pelotão ao sul e também Lucas Ribas e Chris Coté mais ao norte resolveram não arriscar e pararam para tomar um último fôlego, enquanto Gilmar Couto tentou tirar direto para End.Gilberto Raposo, que estava um pouco mais alto no pelotão ao sul, tirou primeiro com Caio Buzzarello e Nick Greece logo atrás.

Gilberto Raposo – Matador da quinta prova

Em uma chegada emocionante, Gilmar Couto conseguiu bater o End of Speed em Primeiro com 5 segundo apenas de vantagem de Gilberto Raposo. Mas infelizmente, pela primeira vez em 20 anos de voo, Gilmar pregou no End antes de chegar no gol, deixando então Gilberto Raposo como matador da quinta prova do Campeonato Panamericano de Parapente.

ACESSE AQUI PARA VER O RANKING COMPLETO

ACESSE AQUI PARA MAIS NOTÍCIAS