Rafael Saladini e o Bi Panamericano!
maio 2, 2022 Off Por freeflighttvDepois de uma etapa de Brasileiro em Governador Valadares, Rafael Saladini estava decidido em não participar do Panamericano por questões familiares, mas de última hora, informou que voltaria à cidade para integrar o time brasileiro no campeonato.
No primeiro dia de prova, Saladini não iniciou como de costume logo no primeiro pelotão, mas na metade da prova foi se recuperando e começou a dividir liderança com Caio Buzzarello e Gilmar Couto. Na última perna da prova conseguiu abrir uma vantagem dos outros pilotos e cruzou o End of Speed em primeiro, mas o início da prova prejudicou um pouco e quem acabou matando por pontos de liderança foi Caio buzzarello, deixando Saladini em segundo.
Na manhã do dia seguinte, Saladini não acordou muito bem, com sintomas de gripe, mas mesmo assim resolveu voar a segunda prova. Tanto o tracking dele quanto o de alguns outros pilotos não estavam funcionando, deixando todo mundo no escuro em relação ao seu desenvolvimento na prova. Mas para a surpresa de poucos, ele foi o primeiro a aparecer no gol e matou a prova com 1.000 pontos.
Por questões meteorológicas, a prova 3 foi uma prova bem mais curta e com pilões concêntricos, o que fez ser uma prova muito rápida e muito embolada do começo ao fim. Rafael Saladini conseguiu se manter junto aos pilotos mais adiantados, mas na última tirada a piloto norte americana Gallen Kirkpartrick acelerou e cruzou o End em primeiro, Rafael Saladini acabou cruzando mais atrasado e fechou o dia em 11ª lugar. Mas nada que el não pudesse recuperar no dia seguinte.
Na quarta prova, Saladini tomou uma decisão muito acertava logo na primeira perna, onde a maioria dos pilotos resolveram seguir pela otimizada, mas ele, Tulio Subirá, Rafael Barros e Erico Oliveira resolveram abrir para a direita e pegaram uma linha tão boa que seguiram a prova inteira como primeiro pelotão, trocando liderança entre si. Mas no final, quando estavam todos tomando um último fôlego pra finalizar a prova, Saladini resolveu tirar antes de todos e cruzou mais uma vez o End of Speed em primeiro e acabou matando mais uma prova.
Nessa altura do campeonato, com duas matadas e duas outra provas bem regulares, Saladini já estava mais tranquilo, podendo administrar os seus pontos e fez isso muito bem na quinta prova do Panamericano. Sempre no pelotão da frente, Saladini conseguiu mais uma ótima pontuação, batendo o End of Speed em quinto lugar e mantendo o quinto lugar depois dos pontos de liderança.
Faltando apenas duas provas para o término do campeonato, Saladini acabou não fazendo a sua melhor prova no sexto dia. Começou atrasado, mas fez uma boa recuperação do meio da prova pra frente e mesmo batendo o End of Speed em 21º conseguiu a 16ª colocação somando os pontos de liderança. Como a chegada da prova foi muito apertada, a diferença entre Gilmar Couto, que foi o matador da prova e Rafael Saladini, foi de apenas 13 pontos.
E se Saladini já estava tranquilo por faltar apenas mais uma prova, ficou ainda mais tranquilo pois a última prova foi cancelada por conta das condições meteorológicas e ele pôde comemorar com antecedência o seu Bicampeonato Panamericano. Ainda bem que ele resolveu de última hora participar do campeonato e mostrar para todo mundo que ainda tem muita lenha pra queimar, ou melhor, muitas térmicas para aproveitar.