Panamericano de Parapente – Prova 4

Panamericano de Parapente – Prova 4

abril 13, 2022 Off Por freeflighttv

O quarto dia de prova do Campeonato Panamericano de Parapente começou bem otimista, com uma condição meteorológica muito boa e a organização montou uma prova de 95 Km.

A primeira perna de 7.8 Km andou normal com a maioria dos pilotos formando um grande pelotão mais ao sul da otimizada, enquanto Chris Coté decidiu iniciar a prova do lado oposto do raio do start.

Com 25 minutos de prova, já na segunda, e a maior perna do dia, os pilotos se dividiram em dois pelotões. Um mais ao norte, próximo à otimizada com os pilotos Gilmar Couto, Caio Buzzarelo e Chris Cote puxando a maioria dos pilotos da prova e um outro pelotão bem menor, com cerca de 10 pilotos mais ao sul com Sergio Sampaio, Rafael Saladini, Tulio Subirá, Marcella Uchoa e Erico Oliveira.

Rafael Barros

Esse pelotão mais ao sul resolveu fazer uma rota teoricamente mais longa porém com uma ótima formação de nuvens, o que acabou dando certo e rendendo bem mais que o pelotão principal. Com isso eles andaram na liderança praticamente a prova inteira.

A terceira perna de 25.8 Km, rumo ao último pilão andou um pouco mais rápido e o pelotão que vinha mais ao norte acabou resolvendo fazer a mesma linha que o pelotão que vinha liderando. Mas a essa altura da prova o pelotão da frente já tinha aberto uma vantagem de quase 10 Km, e foi administrando até chegar no pilão. Porém ao chegarem, eles tiveram de tomar uma decisão de continuar rumando ao sul ao invés de seguir a última perna a oeste que estava com o céu totalmente azul.

Marcella Uchoa, matadora na categoria feminina

Nesse momento eles começaram a ter muita dificuldade para subir novamente acima dos 1.000 metros do solo. Mas ainda assim deu tempo de começarem a tirar para o gol antes do pelotão maior alcançá-los. A reta final foi uma verdadeira correria onde Rafael Saladini conseguiu abrir uma pequena vantagem e acabou batendo o End of Speed em primeiro. Alguns segundos atrás, Rafael Barro, Tulio Subirá e Erico Oliveira travaram uma disputa espetacular. Erico conseguiu abrir um pouquinho de vantagem enquanto Túlio e Rafael Barros ficavam lado a lado. Um pouquinho antes do End of Speed, Rafael pegou um bolha muito forte no caminho e teve que jogar a vela para a direita para ela não estolar e isso fez com que Túlio fechasse a prova na terceira posição.

Rafael Saladini

Após os pontos de liderança serem computados o Ranking dos 5 primeiros ficou o seguinte:

1 – Rafael Saladini
2 – Rafael Barros
3 – Erico Oliveira
4 – Tulio Subirá
5 – Alexandre Germani

Na categoria feminina, depois de uma excelente prova, Marcella Uchoa foi a matadora, ficando à frente de Violeta Jimenez, Isabela Sales e Raquel Venceslau.

ACESSE AQUI PARA VER O RANKING COMPLETO

ACESSE AQUI PARA MAIS NOTÍCIAS