Brasileiro de Asa Delta – Prova 2

Brasileiro de Asa Delta – Prova 2

março 28, 2022 Off Por freeflighttv

Começou oficialmente o campeonato brasileiro de Asa Delta de 2022 em Andradas – MG. As previsões para a semana de provas não estavam nada boas, o que acabou se comprovando ontem, que seria a primeira prova, mas acabou tendo que ser cancelada por conta das condições climáticas. A expectativa de melhora estava apenas para o dia 29 (terça-feira), mas ontem mesmo, depois da prova ter sido cancelada, segundo o organizador Nenê, de forma precipitada, o tempo melhorou por volta das 14h e muitos pilotos acabaram voando em uma condição relativamente boa.

Hoje amanheceu com uma condição melhor que ontem, mas ainda assim com perigo de chuva na parte da manhã, então a organização foi cautelosa, confirmando uma prova de 53Km com três pilões concêntricos com raios de 25km a 40km, o que ajuda muito os pilotos principalmente em condições onde precisam achar rotas alternativas por conta das condições climáticas.

O start teve início às 13:15 com uma primeira perna de 15km até o primeiro pilão e logo se formando um pelotão principal com Mario Botazzo, David Filho (Davizinho), Michel Fernandes e Alvaro Sandoli (Nenê). Filippo Oppici e Guilherme Sandoli também conseguiram encostar e somar nesse pelotão. Os primeiros minutos de prova foram um pouco mais arrastados, com térmicas um pouco mais fracas, mas ao se aproximarem do primeiro pilão a condição começou a melhorar muito, pegando todo mundo desprevenido. Paulo Rogério que seguiu mais à esquerda da otimizada conseguiu abrir uma boa vantagem em relação ao pelotão que vinha liderando, mas acabou perdendo muita altitude antes de conseguir bater o pilão e teve que enroscar em uma termal, o que fez com que Mario Augusto e Ari Fossa logo encostasse chegando na mesma altitude para enroscar junto a ele.

Imagem da rampa Pico do Gavião

Mais à direita da otimizada, o pelotão conseguiu ganhar boa altitude chegando a 1.000 metros do solo e resolveu tirar em direção ao Mario, Ari e Paulo, formando novamente um pelotão só que acabou batendo o primeiro pilão praticamente juntos, com uma pequena vantagem de Guilherme Sandoli que chegou a liderar a prova no início da segunda perna também de 15km.

Como a prova foi traçada com os pilões concêntricos, a segunda perna voltava exatamente pela mesma rota da primeira. Então com o caminho já mapeado pelos pilotos que ainda vinham atrás e a condição ficando cada vez melhor, o pelotão começou a andar mais rápido pela direita da otimizada e a aprova ficou ainda mais dinâmica.

Michel Fernandes resolveu desgarrar do pelotão depois de mais uma boa térmica e seguiu em direção da rota otimizada, mas o pelotão conseguiu render bem nessa térmica chegando a 1.100 metros do solo e começou a tirar direto para o segundo pilão com Davizinho batendo em primeiro e Nenê em segundo.

Após enroscar em uma térmica na beira do pilão, o pelotão alcançou novamente os 1.000 metros do solo e tirou para a terceira perna de 8km, com Nenê puxando a prova, seguido do Davizinho e do Filippo Oppici em terceiro.

Mantendo sempre uma média de 1.000/1.100 metros do solo, o pelotão parou rapidinho em uma térmica na metade da terceira perna e já disparou para o último pilão.

O que ninguém esperava era que Ari Fossa tinha resolvido fazer seu próprio caminho à direita da otimizada depois de conseguir pegar uma ótima térmica e avançar sozinho batendo o primeiro pilão. Acelerando a 95 km por hora ele arriscou ir direto pro gol e bateu o end of speed a 100 metros do solo, cruzando o gol com menos de 10 metros do solo.

Ari Fossa

Uma chegada emocionante que, assim como a mudança na condição climática, Ari Fossa surpreendeu chegando quase 2 minutos na frente do pelotão que liderou basicamente a prova inteira.

Com um gol cheio, os ânimos dos pilotos e da organização melhoraram muito e a próxima prova promete ser tão ou mais emocionante que a de hoje.

A Freeflight.tv transmite a terceira prova amanhã por volta das 11:30 da manhã pelo canal do Youtube.

ACESSE AQUI PARA ASSISTIR A TRANSMISSÃO COMPLETA DA SEGUNDA PROVA

ACESSE AQUI PARA MAIS NOTÍCIAS